14 novembro 2006

1º texto que recebemos no nosso mail!

A CAPITAL EUROPEIA DO AMOR!
Era uma vez uma menina de nome Maria. A Maria tinha 10 anos e como todas as crianças andava na catequese e gostava muito de ouvir as histórias sobre Jesus, mas o que ela gostava mais era de as poder pôr em prática.
Certo dia a Maria estava à espera que a sua mãe a fosse buscar, depois de mais uma tarde passada a aprender sobre Jesus, e enquanto estava sentada na escada, ouviu um grupo de meninos mais velhos, os jovens que lá andavam, a dizer que iam apresentar uma candidatura para serem a capital europeia do amor. Entretanto a sua mãe chegou a Maria foi para casa, mas ficou a pensar naquilo que tinha ouvido, pensava como seria bom se fosse verdade, então decidiu fazer a sua parte e tentar ela também ajudá-los.
Durante alguns dias a Maria ia para a escola e dizia bom dia a toda a gente que passava por ela, mesmo que ela não conhecesse. Na escola dizia aos meninos que estavam zangados para fazerem as pazes, ajudava aqueles que não percebiam tão bem as coisas a fazer os trabalhos, conversava com aqueles que estavam sempre sozinhos e trazia-os para junto dos outros, por vezes havia meninos que não levavam o lanche e Maria tirava das bolachas que tinha na mala e oferecia-lhes para eles comerem, no fundo estava sempre a amar. E não era só na escola, em casa ajudava sempre a mãe que estava sempre muito ocupada, nunca fazia birras para que os pais não tivessem e ralhar com ela, fazia tudo aquilo que os pais lhe pediam, mas acima de tudo amava-os muito e eles viviam felizes.
Só que um dia os pais chatearam-se e gritaram um com o outro e a Maria nessa noite foi para a cama e quando rezou, pediu a Jesus para que os pais fizessem as pazes e voltasse tudo a ser como era dantes. Quando estava quase a adormecer a Maria lembrou-se daqueles jovens e do que eles tinham dito e aí pensou que bom que seria se realmente fosse mesmo verdade…
No dia seguinte a Maria foi acordada com um enorme beijo dos seus pais, ela estava tão contente porque eles já tinham feito as pazes. Vestiu-se e foi para a escola como de costume só que no caminho havia algo de diferente, as pessoas estavam todas muito sorridentes diziam bom dia umas às outras, aquele mendigo já não estava a dormir ao frio, as pessoas tinham tempo para conversar não andavam a correr com pressa para tudo, até o trânsito estava mais calmo e as pessoas já não gritavam e chamavam nomes umas às outras. Quando a Maria chegou à escola os meninos estavam todos a falar uns com os outros muito contentes, todos ajudavam aqueles que não percebiam tão bem a matéria, já não havia brigas nem discussões, todos os meninos tinham lanche, não havia ninguém sozinho e a Maria estava muito contente, mas não percebia como é que isto tudo tinha acontecido. Até as notícias eram amorosas, a guerra tinha acabado, já não havia meninos com fome, não se roubava nem matava, as pessoas eram todas amigas uma das outras, toda a gente se ajudava e amava mutuamente. Nesse dia quando a Maria se foi deitar agradeceu a Jesus por tudo aquilo de bom que tinha feito e adormeceu.
Nisto a mãe da Maria chamou-a era hora de levantar e a Maria percebeu que afinal apenas tinha sonhado com aquilo que tanto queria, mas a verdade é que quando chegou à cozinha ouviu uma notícia que o pai lia à mãe, que dizia:
“Candidatura à Capital Europeia do Amor, feita pelo Grupo de Jovens das Mercês, foi ontem aceite pela União Europeia. Depois de todos as iniciativas culturais, desportivas/ecológicas, na área do voluntariado e da cidadania, levadas a cabo, com grande sucesso por este grupo, os membros da união europeia deliberaram que esta seria a melhor cidade para levar a cabo este projecto.“
A Maria depois de ouvir isto viu que afinal o seu sonho se tinha tornado realidade e quando chegou à rua as pessoas estavam muito mais felizes e contentes e a cidade era muito melhor, porque toda a gente tinham acesso dentro de si este espírito de amar.

Mónica Florêncio

6 comentários:

Anónimo disse...

Que surpresa abrir o nosso blog e ver que o meu texto está aqui, não tava mesmo nada á espera, mas obrigada. Afinal a inspiraçao da meia noite deu resultado........lolol.
beijos grandes até quinta

Anónimo disse...

que lindona!!!

Já dizia Pessoa:

"o homem sonha, a obra nasce!"

Beijinho a todos!!

Anónimo disse...

Pessoa?mas qual pessoa?carla Dias assim as pessoas nao adivinham de que pessoa estás a falar... convem dizeres sempre o nome da pessoa a que te estás a referir... agora pessoa!sabes quantas pessoas existem no mundo?milhoes e milhoes (como es da cultura ate deves saber)não acho isto nada bem...

P.S.: nós do voluntariado tb somos cultos, isto era uma piadola, calculo que a pessoa que te estavas a referir é uma pessoa tua amiga... =P

kisses**

Anónimo disse...

com isto tudo esqueci-me de dizer: Mónica és uma fixe ;) inauguras-te aqui o noso espaço da melhor forma!

como uma pessoa aqui do meu predio: a monica sonha a obra nasce...

tenho dito!

Anónimo disse...

muito bonito, e provevelmente proximo da realidade, assim esperamos todos.
hehehehehe esta cidade é que é!!!!!!!!!!!!!!
bela inauguração do blog

Anónimo disse...

mt mx mt espetacular...
se algu ki keruh e ki isso xege a rialidade... akedito nixxo...
bjx pa tdx vox amo pessoal do gjm