22 fevereiro 2007

Vigília de Oração dia 28 de Fevereiro!


E para não faltarmos a esta primeira vigília da Vigararia, combinámos às 21:00 no salão para irmos todos juntos!

15 fevereiro 2007

Um dia especial e com todos à mistura!

No último sábado, GJM e GJMM (Grupo de Jovens de Mem-Martins) foram passear juntos! Mas não foi um mero passeio... Juntos fomos à Cidadela Arco-Íris, do Movimento dos Focolares.
Às 9 horas já tínhamos tudo pronto! De mochila às costas lá fomos de camioneta até Abrigada.
Ao chegarmos à Cidadela, pequena cidade onde a lei que impera é a do Amor, fomos logo muito bem acolhidos! Como sempre, aliás.
A parte da manhã foi preenchida por um vídeo, que mostrava a primeira cidadela do Movimento em Lopianno. Depois, alguns habitantes explicaram como é viver na Cidadela. Mas para se perceber o quotidiano nesta cidade de Maria nada melhor do que uma visita guiada. Vimos as diferentes casas que já estão habitadas, o Centro Mariápolis e o pequeno polo já em funcionamento da Economia de Comunhão.
Depois almoçámos todos juntos! No almoço deu para falarmos uns com uns outros e às tantas já nem dava para perceber quem era de Mem-Martins ou das Mercês.
Na parte da tarde, tivemos de ser criativos! Dividimo-nos por várias equipas e cada uma teve de representar um ponto da Arte de Amar. Entre trapalhadas e muitas gargalhadas, o objectivo foi cumprido! A celebração da Eucaristia foi o mote para a despedida.
Na partida para a grande paróquia do Algueirão, já não havia camioneta de Mem-Martins ou das Mercês. O caminho de regresso foi feito com o coração cheio e com a partilha de muitas experiências.
Fica a certeza de que mais actividades juntos serão feitas!!

07 fevereiro 2007

Visita à Abrigada é já este sábado!

Não percas a oportunidade de fazer uma bela visita à Cidadela "Arco Íris" já este sábado dia 10 de Fevereiro!
Desta vez convidámos o Grupo de Jovens de Mem Martins a vir connosco - vai ser o máximo - por isso confirma rapidamente a tua presença!
Combinámos às 9:00 EM PONTO, no Salão das Mercês, com almoço na mochila, 5 euros para o autocarro e muita boa disposição!
O regresso está previsto por volta das 19:30.
Tenham todos uma boa semana e até sábado!

GJM: uma palavra a dizer sobre o referendo.

Com o referendo à porta, e como nós somos cidadãos interventivos na sociedade e temos uma palavra a dizer (mesmo os que não votam), achámos que era importante convidarmos alguém que nos pudesse elucidar sobre o que está em causa no referendo sobre o aborto.
Os convidados foram o Luís Martins, o digníssimo fundador do nosso GJM, que é médico, e a Susana Ramalho (mais conhecida por Costinhas), que é psicóloga e que também frequentou durante muito tempo o maravilhoso GJM.
Depois de um breve período de reflexão, baseado no texto que Madre Teresa de Calcutá escreveu sobre o aborto, cada um escreveu uma pergunta. Algumas dessas perguntas foram colocadas aos nossos convidados. Num breve resumo, tanto o Luís como a Costinhas reafirmaram os malefícios psicológicos e físicos que a prática abortiva acarreta para a mulher durante toda a sua vida. Falou-se também de valores, sobretudo daqueles que numa sociedade democrática, humana, solidária devemos salvaguardar. E a vida é o valor primordial. As soluções apontadas pelos nossos convidados passavam por sermos todos responsáveis numa sociedade que é de todos. E a liberalização do aborto é uma desresponsabilização; é a "solução" mais fácil. E nós devemos é dar apoio e alternativas sustentáveis a quem se encontra a viver estes dramas.
Como médico, o Luís falou ainda da incapacidade que os hospitais têm para colocar em prática a liberalização do aborto.
Depois deste esclarecimento todos nós ficámos mais cientes de que o "NÃO" no próximo referendo é a resposta que Deus nos pede. É uma resposta de Amor, de solidariedade e de protecção tanto da mãe, que fica marcada para o resto da vida pela prática de um aborto, como para o feto, que é um ser humano que tem o direito de nascer, como todos nós tivemos.
E tu, tens falado com os teus amigos sobre esta questão que diz respeito a todos nós?