07 dezembro 2006

Em plena campanha pela santidade colectiva!

A todo vapor, começou a campanha de revitalização da nossa cidade.
Inaugurámos hoje, as obras de restauro, da nossa morada exterior.
Cuidámos do aspecto exterior da cidade. Quem passa nas nossas ruas, experimenta a beleza, presente que, alguém cuidou, para que as avenidas estejam limpas e aprazíveis. Alguém pintou por amor, apanhou o lixo, fez os telhados… Tudo por amor. Sim tudo, mesmo quando, encontrámos as primeiras dificuldades. Em cada etapa a mão de Deus, juntamente com as nossas, edificava o projecto de Deus, para a nossa metrópole.
Arquitectámos, tudo com solidez, porque, Jesus vive em cada um.
Portanto, Jesus vive em cada um. Jesus é o Santo por excelência. Assim cada um, é chamado a ser santo, e, deseja colaborar, na santidade do outro. Designámos, a santidade de todos, como o objectivo deste advento. O que é um santo?
Um santo, é aquele, que aposta tudo em Deus. Dá, sem segundas intenções. Dá vida, a alma, a alegria… tudo o que é seu.
Como nos podemos tornar santos?
Qual a medida, o sistema, as práticas, o caminho?
Para cada um, existe uma estrada toda especial, pensada por Deus!
Nos dias de hoje, o santo, é Jesus no meio!
Sim! Jesus no meio!
Se estamos unidos, Jesus está entre nós. E isto vale mais do que qualquer outro tesouro que o nosso coração possa possuir; mais do que a mãe, o pai, os irmãos, os filhos. Vale mais do que a casa, os bens; mais que as obras de toda a nossa cidade; mais que os nossos afazeres; mais que a natureza que nos circunda, com as flores e os campos, o mar as estrelas; vale mais que a nossa própria alma.
Jesus no meio. É ele que nos inspira a ser santos!
Este propósito de sermos santos, requer o amor recíproco.
A unidade torna-se fundamental para a santidade de todos. Adoptemos como exemplo Maria: dizendo sim, a cada vontade de Deus, Cristo, vai crescendo no nosso coração.
Partilhando cada experiência de amor, para que seja, uma graça para todos.
Amando-nos reciprocamente, assim teremos Jesus no meio, para o darmos ao mundo, como Maria.
Escutando a vontade de Deus, que nos chega através da hierarquia da igreja. Amando, os que colocam obstáculos, na construção, desta cidade do amor. Rezando, de uma forma especial por eles.
Superando cada dificuldade, recomeçando a amar imediatamente e com alegria.
Alimentando-nos frequentemente de Jesus Eucaristia.
A nossa vida, será uma santa viagem, sempre que assim procedermos, em nós e entre nós. Certos que a santidade de cada um, é responsabilidade de todos. Cada gota de suor derramada, para construir a cidade do amor, deve ser por amor.
Portanto, hoje melhor que ontem, é o nosso mote para todos os dias. Juntos numa rede de amor para fazer da vida uma santa viagem. Vivamos, na caridade a vida que Ele nos dá em cada momento.

Meditação sobre a Palavra de Vida de Dezembro

Sem comentários: